Powered By Blogger

Brincadeira de criança




Iogurte
Alguém sabe o que é o iogurte? Alguém vai logo associar aos danones que compramos no supermercado e foi em um supermercado que uma amiga me sugeriu que eu escrevesse algo sobre o Danone, fiquei pensando com os meus botões sobre essa iguaria deliciosa que toda vez que eu ia ao super mercado me deixava com água na boca e louco para comer todos quando criança e agora quando adulto.
Mas você sabe o que é realmente o Iogurte? Sabe como ele é feito? Não pense que este texto é sobre culinária, mas andei pesquisando no Google e descobri informações legais e interessantes como a origem da palavra iogurte.
O iogurte (do turco yoğurt, pronúncia [jɔˈurt] (alguém sabe o que quer dizer isso?), do adjetivo yoğun, "denso" ou "tornar denso") é uma forma de leite que o açúcar (lactose) foi transformado em ácido lático por fermentação bacteriana. Encontrei no Wikipédia, se quiser saber mais detalhes leia lá. Então o tão saboroso iogurte é na verdade leite azedo, cheio de bactérias e as bactérias esses seres microscópicos que ora nos tornam doentes ora os alimenta, e isso é algo interessante de saber, me faz refletir que tudo na vida pode ter dois propósitos o bom e o ruim, mas como sempre o que tento escrever são as coisas boas, mesmo as chatas, vamos lá as coisas boas da vida.
A coisa mais legal do iogurte são as lembranças que me vem a memória. Quando eu era garoto lá em Barbacena, brincadeira, aqui em Maceió meu pai às vezes trazia umas garrafas de Dan´up ,que eu achava e ainda acho uma delicia, só que a minha mãe não deixava tomar tudo de uma vez e aquilo me consumia porque eu queria tomar todo aquele iogurte de uma vez e me saciar, só que se eu fizesse isso ficaria de castigo, mas aquela vontade, aquela fissura era mais forte. Então o que fazia? E agora irei compartilhar um segredo, a minha técnica suprema de tomar Dan´up sem ser pego de cara. Você pega um uma faca pontuda, se for criança pegue um garfo, e faça um furinho bem pequenininho, aí você toma através daquele furinho o saboroso néctar dos deuses, ah! antes de fazer isso limpe a tampa, afinal ela está suja mesmo que não aparente, que o diga o Dr. Bactéria.
E aí você toma o máximo que puder, para não ser pego, não tome tudo de uma vez, porém como a vazão é extremamente pequena você se cansa antes de tomar a metade, mas para não ser pego mesmo tome porções pequenas, se você tiver irmãos mais novos, caso você seja pego ou desconfiem de você, deixem pensar que foi o seu irmão mais novo e no caso dele ser um pentelho, como a minha irmã caçula nada mais justo do que ela levar a culpa de vez em quando, isso é coisa de criança, e até hoje dou risadas quando vejo uma garrafa de Dan´up o que é raro hoje em dia.
O mais bacana disso tudo é a sensação de nostalgia que paira no ar enquanto estou escrevendo esse texto, me deixa mais vivo, mais alegre e meu dia fica mais iluminado, e lembrtar essas coisas que fizemos em algum momento de nossa vida tornam as nossas neuras diárias mais leves e mais suportáveis e aí vai uma dica se você tiver um filho, ou sobrinho que more com você: pegue leve com ele quando fizer uma travessura como essa, lembre-se que um dia você foi um moleque(a) travesso(a).
E isso é muito engraçado por que quando nos tornamos adultos essas molecagens nos tiram do sério e nos deixam tão chatos com as pessoas mais jovens que nós, quer dizer que vocês, pois pra mim essas lembranças são muito vivas e tento ser o máximo compreensivo com alguns adolescentes, não sou pai de adolescente, mas tenho uma filha tão serelepe que em alguns momentos em que brigo com ela logo em seguida me vem certo remorso por estar tolhendo a criatividade dela, então peço desculpas e ensino uma maneira dela brincar sem irritar ninguém ou destruir ou bagunçar menos, mas às vezes não encontro tais alternativas e deixo a minha criança interior surgir com força total e aí a bagunça está feita o que e pior por que tem a Jacque, a minha esposa, para por eu e ela de castigo, brincadeirinha!
Hoje em dia me preocupo com os adolescentes e as crianças por tudo ser mais complicado a começar pela agenda dessas figurinhas. É algo extremamente estressante primeiro a aula da escola, depois aula de inglês, de balé, de judô ou karatê, de natação, de reforço, de catecismo, o psicólogo e etc e tal . Sei que tudo isso é importante para nossos pimpolhos, mas e onde os pais se encontram hoje? E onde eles se encaixam nessa agenda? Falo como psicólogo, que por experiência , sei que os pais ficam aliviados achando que só levar a criança ao psicólogo que por um passe de mágica resolverá todos os problemas . E é aí que você pai, você mãe tem que participar, mas onde estão os pais dessas crianças?
Definitivamente não sei, quero dizer sei sim, os pais estão ocupados demais trabalhando nos seus escritórios manhã e tarde e à noite estão terminando o que não concluíram durante o dia ,isso de segunda a sexta, quando chega o fim de semana tem a aula de pós-graduação e o domingo o paizão e a mãezona querem é descansar para começar tudo de novo na semana seguinte. E o tempo para dedicar aos filhos? Saber como foi o dia deles, o que estão passando ou quem são os amigos deles.
E aí eu pergunto a você? Quem é o pai e a mãe dessa criança? Respondo fácil, fácil é a tia ou professora da escola, é a babá, é a televisão, é a avó ou o avô quem estiver mais próximo deles e até mesmo o amigo mais velho que é tão abandonado quanto ele.
Não estou criticando ninguém é apenas um alerta para que dediquemos tempo de qualidade aos nossos filhos, sei muito bem que ser pai hoje em dia é muito complicado, são muitos compromissos, mas sempre resta um tempo para dedicar com qualidade a esses seres engraçados e cativantes que são os adolescentes e as crianças.
A presença do pai e da mãe de verdade é estruturante. São com vocês que os adolescentes aprendem a ter noção de limites e não pense que por que você viu no jornal hoje ou no SBT repórter, ou no domingo espetacular ou em algum documentário da Discovery Chanel que a personalidade está formada na infância que o seu trabalho acabou, está apenas começando.
Cuide do seu pequeno para que quando ele estiver com dúvidas possa recorrer a você para saná-las, e quando ele estiver angustiado ele possa ser reconfortado em seu colo e não nos das drogas não possa ficar a merecê dos pedófilos, ou se inspirar nos colegas tão cegos de dúvidas quanto eles.
Deixe-os sonhar, sonhar é tão bom!
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa ideia sobre danone tinha que vir da minha parte ¬¬ kkkkkkkkk ri mto sobre o seu segredo de como tomar Dan´up e saciar a vontade.. nao sou pequena e nem minha mae briga mais comigo por causa dessas coisas, mas quem sabe isso nao sirva mais pra frente? kkkkkkkkkkkkkk mais uma vez, adoorei o seu bom humor
bjos, Sr. Sam

/Jaque

Lana Ingrid disse...

Hahahaha! Nada mais justo de levar a culpa por ter tomado o danone já que Por algumas fezes fiz você tomar o meu café (líquido), que eu não gostava.
Muiiiiiiiiiiiito bom mesmo.
Adorei
bjim